Fogo: nosso aliado ou nosso inimigo?
Onde há fumaça, há fogo. Onde há fogo dominado, há produção. Onde há fogo descontrolado, há destruição!
Elemento intrigante
Desde os primórdios, o fogo deixa a humanidade com a “pulga atrás da orelha”, pois é um elemento difícil de explicar. Ele nos aquece, cozinha a nossa comida, é utilizado em altíssimas temperaturas para gerar produtos essenciais à modernidade e pode causar grandes alegrias e grandes destruições.
Em volta das chamas, os seus mistérios sempre foram sondados. Afinal, qual a sua origem, de que forma ele se manifesta e como detê-lo?
Já sabemos que não foi preciso inventar o fogo. Ele sempre existiu e pode surgir sem a intervenção humana, pela ação de um raio, de um vulcão ou por uma mistura de gases resultantes de uma combustão. Antes de o homem aprender a dominá-lo, precisava esperar os fenômenos naturais para conseguir fogo. Complicado, né?
A descoberta do fogo
Os estudos apontam que, durante a pré-história, um dos primeiros episódios da descoberta do fogo foi o atrito entre dois pedaços de madeira, que produziam fagulhas quando eram esfregados um no outro.
Em seguida, o homem primitivo descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente. A partir daí, ele não precisava mais esperar que o raio caísse em alguma árvore para obter fogo.
Um grande aliado
Quando o homem aprendeu a acender uma fogueira, conquistou a utilização da força do fogo em seu proveito, mantendo o corpo aquecido em climas frios, servindo como proteção contra animais predadores e cozinhando seus alimentos, tendo sido essa descoberta, a maior responsável pela sobrevivência humana e pelo grau de desenvolvimento da tecnologia no planeta.
Um grande inimigo
O fogo pode provocar incêndios de dimensões inimagináveis e causar infinitos danos materiais ou humanos. Incêndios se originam das mais diversas formas, podendo ser naturais, causados por fenômenos da natureza (raios, vulcões, combustão espontânea), ou artificiais, causados por ação ou omissão humana (eletricidade, vazamento de gás, atrito, panelas esquecidas, armazenamento inadequado de substâncias inflamáveis).
Como podemos apagar o fogo?
Para exterminar o fogo, é preciso retirar um dos componentes que o mantém: calor, combustível ou oxigénio. A água reduz a temperatura da reação química, o oxigênio é cortado a partir de materiais que causam abafamento e o combustível deve ser extinto com espuma ou pó químico.
Forrex: você vai se encantar por ele
Quando se trata de incêndios, é preciso ter disponível recursos que eliminem de forma rápida e precisa o sinistro. Você conhece o sistema de supressão de incêndios Forrex?
O Forrex, utilizado em supressão de incêndios em equipamentos móveis, é um agente químico líquido, desenvolvido e patenteado pela Dafo, que elimina o fogo por uma combinação de abafamento e resfriamento, atuando como dissipador de calor, para absorver a energia térmica.
O sistema libera uma película filme, bloqueando o acesso ao oxigênio, cobrindo, arrefecendo e saturando os combustíveis inflamáveis.
Características
- Maior durabilidade (validade de10 anos )
- Biodegradável
- Não corrosivo
- Design simples
- Fácil manutenção
- Evita reignição
Onde pode ser aplicado?
- Equipamentos de mineração
- Equipamentos florestais
- Equipamentos portuários
- Equipamentos de construção
- Equipamentos agrícolas
- Compressores
- Ônibus
- Geradores a diesel
- Caminhões
E aí, ficou interessado no Forrex? Consulte nosso time de especialistas e tire suas dúvidas. Estamos prontos para atendê-lo.