Conheça os mais renomados órgãos certificadores de equipamentos de segurança e combate a incêndio

Quando tratamos de segurança, temos que eliminar todas as falhas!

Como fazer isso?

No combate a incêndios, não adianta termos apenas um sistema de segurança, é preciso que haja a certeza de que todos os equipamentos irão atuar da maneira esperada, quando algum acidente acontecer

Para que isso ocorra, é necessário submetê-los à aprovação pelas normas e certificados dos órgãos competentes, que realizam vários testes que vão endossar a qualidade, resistência e o funcionamento de cada elemento que compõem um sistema de segurança.

O que é a certificação de produtos de proteção contra incêndio?

A certificação de produtos é um mecanismo de avaliação da conformidade, com base em normas nacionais, internacionais ou regulamentos técnicos.

Ela é definida a partir de uma avaliação em que se assegura que o equipamento atende a todos os requisitos das normas cabíveis.

Tipos de certificações de equipamentos contra incêndios

Existem dois tipos de certificações: voluntária e compulsória.

  • Certificação Voluntária – Por entender-se que o produto não oferece risco à segurança do consumidor ou meio ambiente, não é uma certificação obrigatória por parte do Estado, mas garante ao fornecedor do produto, uma maior fidedignidade por parte de seus clientes.
  • Certificação Compulsória – Existem produtos que só poderão ser produzidos e comercializados com a devida certificação. Para esses produtos, existem portarias do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) que definem os requisitos obrigatórios para produção do produto.

É preciso estar atento, pois a falta de certificação de um equipamento de sistema de segurança representa menos garantias de funcionamento correto em situações radicais, podendo gerar uma tragédia.

Principais Órgãos Certificadores Internacionais

No processo de certificação, o equipamento passa por diversos análises e um rigoroso controle de qualidade antes de ser disponibilizado para o mercado.

A seguir, é feita a manutenção do processo de certificação, através de auditorias, para verificar a persistência de suas características iniciais e do modo de produção.

Saiba um pouco sobre os mais renomados órgãos certificadores internacionais de equipamentos de segurança e combate a incêndio:

Americanos

Underwrites Laboratories (UL) Uma organização independente, com mais de 110 anos de experiência, especializada no desenvolvimento e aplicação de normas técnicas relacionadas a qualidade de equipamentos de segurança. Possui cerca de 60 laboratórios de testes e uma certificação bastante rigorosa, conquistada apenas por equipamentos de excelência.

Factory Mutual (FM) – Empresa líder mundial na área de ensaios e certificações, atuando no mercado há mais de 200 anos. Utiliza equipamentos de última geração na realização de testes, certificando a qualidade e o desempenho dos produtos em situações reais de incêndio.

Europeus

Vertrauen Durch Sicherheit (VdS) Com foco em proteção contra incêndio, segurança, prevenção de riscos naturais e segurança cibernética, é uma das instituições de segurança corporativa mais renomadas do mundo e seu selo de aprovação é reconhecido pela confiabilidade e alto desempenho em mercados globais.

Loss Prevention Certification Board (LPCB) Entidade que realiza testagem e aprovação de produtos e serviços, garantindo que esses atendam aos mais rigorosos padrões de qualidade e de funcionamento. Trabalha com a indústria e as seguradoras há mais de 100 anos, para definir e garantir que os produtos e serviços de prevenção e combate a incêndio  tenham um desempenho eficiente.

Normas Técnicas

Existem outros órgãos, além das entidades certificadoras, que garantem e definem, através de normas técnicas, a qualidade dos equipamentos de detecção e combate a incêndios.

National Fire Protection Association (NFPA) – Organização internacional que determina Códigos Contra Incêndios, considerados como a orientação mais confiável em relação à segurança contra incêndios e proteção da vida.

EN54 – Série de normas europeias que desenvolve um padrão, especificando exigências e testes de laboratório para todos os elementos do sistema de constatação de incêndios. Sua aprovação autoriza a livre transação de produtos entre os países da União Europeia.

Diante de tantos produtos oferecidos pelo mercado, opte pelos equipamentos com selos de órgãos certificadores, na hora de cotizar seus equipamentos de prevenção e combate a incêndios, garantindo a qualidade de seu projeto.

E aí, o que achou desse artigo? Mande seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *