Veículos elétricos: o transporte do futuro

Os veículos elétricos já anunciam a mais nova revolução na indústria automobilística. Diante de um cenário econômico e social que exige soluções sustentáveis, montadoras de todo o mundo buscam acelerar suas respostas às novas demandas.

O que então podemos esperar dessas novas tecnologias em termos de preço e autonomia? Quais os impactos dos veículos elétricos para o futuro do transporte? Continue a leitura para entender melhor:

 

Como surgiram os veículos elétricos

Os veículos elétricos são aqueles acionados por um motor elétrico. Eles não representam necessariamente uma novidade. Seus primeiros exemplares começaram a circular no início do século XX. Porém, algumas questões precisavam ser solucionadas, como a baixa autonomia energética, o peso da bateria e o tempo elevado para recarga. 

Contudo, o grande potencial dos veículos elétricos para a redução da emissão de poluentes colocou-os novamente no radar. Estimulados por incentivos governamentais e normas que restringem a poluição do ar, observou-se um renascimento dessa tecnologia. 

Com isso, caminhões, ônibus e carros elétricos prometem, nas próximas décadas, ser maioria no mundo. Muitos governos já anunciaram, inclusive, que em alguns anos vão proibir a circulação de veículos movidos à combustão.

 

Transporte do futuro: caminhões elétricos

Os veículos de carga e transporte já são mais que tendência: são uma realidade no Brasil. Inclusive, já temos caminhões elétricos sendo fabricados em território nacional.

Por transportarem um grande volume de peso, a capacidade de carga e a autonomia de energia eram uma questão sensível para a adesão aos veículos elétricos. Contudo, as montadoras aceitaram os desafios e conseguiram chegar a soluções inteligentes e sustentáveis.

Um exemplo é o e-Delivery, da Volkswagen. Para diminuir o peso da bateria e sua demanda, o caminhão consegue armazenar e aproveitar a energia gerada na sua frenagem. Além disso, ele precisa de apenas 3 horas para ser recarregado e, com um funcionamento mais simples do motor, a quantidade de peças utilizadas é reduzida.

 

Tecnologia que gera novas tecnologias

É bastante comum que a criação de uma nova tecnologia acabe gerando a necessidade de desenvolver outras tecnologias e soluções, de acordo com suas especificidades. Conheça dois exemplos:

Recarga por indução

Algumas das principais questões relacionadas à energia para veículos elétricos são a autonomia da bateria e os pontos de recarga nos casos de deslocamentos maiores.

Para solucionar essa questão, a aposta são as recargas por indução, com os veículos em movimento. A ideia é usar as próprias faixas de rodagem das rodovias, gerando correntes magnéticas por meio da instalação de fios de cobre. Este conceito está atrelado às “smart cities”, ou cidades inteligentes. 

 

Sistema de supressão de incêndio para baterias de íon de lítio

Outra solução nascida de demandas específicas da tecnologia de veículos elétricos foi desenvolvida pela própria Dafo Vehicle Fire Protection. Como são tecnologias que geram cenários de riscos totalmente diferentes de veículos convencionais, foi preciso desenvolver uma solução especial

Em testes extensivos, feitos pela equipe da Dafo, os especialistas puderam entender como ocorrem as falhas em baterias de íon de lítio, capazes de gerar incêndio. A partir destes estudos, a Dafo Vehicle Fire Protection ajudou a construir um sistema de proteção contra incêndio sob medida para operações que usam veículos elétricos ou híbridos, como parte de um programa financiado pela UE.

 

E você, está preparado para o futuro do transporte e da logística? É preciso estar alinhado com as tendências! Compartilhe esse artigo com seus amigos e deixe seu comentário!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *