A tecnologia sempre foi um dos grandes aliados da prevenção e do combate a incêndio. Diversas iniciativas de pesquisa e desenvolvimento já criaram soluções importantes. O resultado dessas tecnologias pode ser visto desde a criação de agentes químicos para supressão de incêndio ou, ainda, na criação de robôs que combatem o fogo, minimizando a exposição humana e diminuindo os riscos à vida.
Siga a leitura e conheça algumas das novas tecnologias já desenvolvidas para detecção e combate a incêndio:
Robô Colossus e o incêndio na Notre Dame de Paris
Imagine expor 857 anos de história ao risco de virar cinzas… pois foi esse o risco que correu a Catedral de Notre Dame, em Paris, devido ao incêndio que sofreu em abril de 2019. As chamas atingiram o teto, o pináculo, as rosáceas e causou o desmoronamento de sua torre mais alta.
Uma equipe de 400 bombeiros trabalhou para conter o fogo em mais de 4 horas de trabalho. Mas, para isso, uma ajuda foi fundamental: a do Robô Colossus.
O robô é um drone terrestre de 500 quilos, tem capacidade de disparar jatos d’água de 1,60 metros e uma autonomia de 8 horas de funcionamento. O Colossus atuou em um momento crítico do incêndio, pois era preciso apagar o fogo na parte mais alta do edifício e isso poderia, devido à pressão dos jatos, causar o desabamento do teto.
Com a atuação do Colossus, foi possível baixar a temperatura da nave e assim permitir a entrada dos bombeiros em segurança.
Unidroid, o robô brasileiro especialista em combate a incêndio
A versão brasileira do Colossus é bem semelhante ao robô que atuou na França. Desenvolvido pela Unidroid Robótica, o robô tem esteiras de tração em aço, suporta temperaturas acima de 600 graus Celsius e tem um canhão capaz de disparar 8 mil litros de água por minuto.
Sua operação é por controle remoto e ainda não usa Inteligência Artificial. Contudo, a empresa já trabalha no desenvolvimento de um veículo aéreo não tripulado (VANT), utilizando a IA, com tecnologia especializada no combate a incêndio em florestas.
Tecnologia Dafo: combate a incêndio em motores elétricos
Novas tecnologias, por muitas vezes, exigem soluções que ainda nem existem. Um exemplo disso é o crescente desenvolvimento das aplicações dos motores elétricos e híbridos. Eles vêm ganhando cada vez mais espaço, devido à economia e baixa emissão de poluentes.
Contudo, devido às suas particularidades, esse tipo de motor exige um sistema de supressão de incêndio que atenda especificamente às suas necessidades e estruturas.
Pensando nisso, a Dafo Vehicle lançou um sistema de combate a incêndio para veículos elétricos e híbridos. Ele é ativado antes que ocorra um incêndio em uma bateria. A solução de proteção contra incêndio foi desenvolvida para ônibus, mas brevemente estará disponível para outros veículos elétricos pesados.
Robô para detecção de incêndios florestais
A Insight Robotics, uma empresa de Hong Kong, lançou o primeiro robô especializado em detecção de incêndios florestais. Eles desenvolveram um avançado sistema de detecção: com duas câmeras, uma de imagem térmica e outra de captação de luz visível. O robô identifica pontos de calor até mesmo em áreas pequenas, de 2m x 1m.
Suas câmeras conseguem captar até 50 frames de imagem por segundo. Por meio de um algoritmo, identifica se o ponto é somente calor ou se é um real foco de incêndio. O robô consegue cobrir áreas extensas, de até 80 km. É o primeiro robô a detectar incêndios em uma dimensão tão vasta e com tanta acuidade.
Por disponibilizar imagens em tempo real, a tecnologia permite, com total segurança, que a equipe de bombeiros estude as informações e estabeleçam rapidamente suas estratégias de combate a incêndio.
A pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias são os principais pilares de qualquer solução de combate a incêndio. Felizmente, cada vez mais podemos observar o lançamento de soluções que lancem mão da inovação, robótica e tecnologia de ponta.
Isso significa que o investimento em prevenção, segurança e proteção da vida, do patrimônio e da nossa história (como na caso da Catedral) deve ser colocado em primeiro lugar.
Você conhece outras tecnologias e inovações na área de combate a incêndio? Esperamos os seus comentários!