Num mundo em que as tecnologias avançam vertiginosamente, o conhecimento adquirido até aqui, já não é mais suficiente.
Ficamos defasados a todo momento, pois novas variáveis são introduzidas à velocidade da internet e a quantidade de dados é muito superior ao que conseguimos processar.
Com a introdução de novas tecnologias e consequentemente, novos aprendizados, é natural que os anteriores fiquem obsoletos.
Nesse cenário impactante e urgente, de rápida transformação tecnológica, mais vale a capacidade de aprender, do que o conhecimento já adquirido.
Mas, você está preparado para lidar com toda essa urgência?
Lifelong Learning: O aprendizado é para sempre!
Em tradução livre, o termo Lifelong Learning significa “aprendizado ao longo da vida”.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) lançou, em 1973, o manifesto Recurrent Education: A Strategy of Lifelong Learning.
O documento propunha a alternância entre trabalho e educação para toda a vida, promovendo a aprendizagem em ambientes formais e informais.
Nesse sentido, investir em Lifelong Learning significa estimular de maneira voluntária, proativa e permanente, o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo, a partir das mais diversas experiências de aprendizagem.
Em um mercado de trabalho tão competitivo, é necessário um processo de formação contínuo, para lidar com os desafios do ambiente corporativo e do mercado de trabalho.
Alvin Toffler, escritor americano, definiu a essência do conceito Lifelong Learning, da seguinte forma: “O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”.
Afinal, trata-se antes de tudo, de um estilo de vida que entende o processo de aprendizagem sem um fim determinado.
Como tornar-se um Lifelong Learner em 10 passos
O mundo, em geral, está envelhecendo e muitas das discussões sobre longevidade se pautam em saúde, qualidade de vida e gestão financeira.
Preparar-se para uma vida longa é muito mais do que isso, até porque a vida não é mais dividida em educação, emprego e aposentadoria.
Para ser um Lifelong Learner, siga os seguintes passos:
- Saia do piloto automático;
- Amplie sua perspectiva;
- Tenha um olhar curioso sobre tudo;
- Tenha uma rotina de leitura;
- Viva as mudanças;
- Trace metas;
- Aproveite o ócio criativo;
- Faça cursos presenciais ou online;
- Relacione-se com pessoas de diferentes gerações;
- Organize sua rotina.
Resumindo, aprenda a:
- Conhecer;
- Fazer;
- Conviver;
Conclusão
O Lifelong Learning parte de uma premissa muito simples: mesmo depois do ensino básico, da faculdade ou da especialização, é necessário adotar uma postura aberta ao conhecimento.
Dessa forma, o aprendizado não tem data para acabar.
Não há uma receita de bolo, mas sim uma orientação para que sejam trabalhados hábitos que tornem o aprendizado constante e prazeroso.
Já o Lifelong Learner é aquele que faz da aprendizagem constante, um estilo de vida, tirando proveito de tudo que ela tem para oferecer.
Isso significa romper com as amarras do tradicional e entender a aprendizagem constante como um processo de longo prazo, sem data para acabar.
Esse artigo foi útil? Deixe seu comentário e ajude a divulga-lo em suas redes sociais.