Imagine a seguinte situação: Um time de remo, participando de uma competição mundial, só que cada um remando em uma direção.
Com certeza, esse time não chegará a sair do lugar, não é verdade?
Eles não só perderiam a corrida, mas, provavelmente, virariam o barco. Um programa de Team Building ajudaria bastante, nesse caso.
Para melhorar os resultados e a performance de uma empresa, é preciso investir nas relações entre seus colaboradores.
Uma equipe formada por indivíduos pró-ativos, dispostos a resolver conflitos em conjunto, trazem um grande e importante diferencial para as instituições.
É aí que entra o Team Building, um programa para fazer com que os colaboradores de uma organização desenvolvam habilidades necessárias para o bom funcionamento da empresa.
Senta, que lá vem história…
Em 1920, o psicólogo William McDougal, publicou o livro The Group Mind, onde destaca a importância de uma equipe alinhada e as condições consideradas fundamentais para sua formação.
A ideia de Team Building (Construção de Equipe), foi consolidada durante entre 1927 e 1932, durante o estudo de Hawthorne.
O estudo apontou que, quanto maior o sentimento de grupo e uma cultura de trabalho positiva, maior a produtividade da empresa.
De lá para cá, a ideia de se manter um ambiente de trabalho agradável, com uma equipe unida e motivada, evoluiu bastante.
Afinal, lá se vai quase um século desde o seu surgimento!
Como utilizar dinâmicas para construir uma equipe coesa?
No programa Team Building, a construção de equipe se dá de forma descontraída, em um espaço diferente do corporativo, a fim de desenvolver o espírito de equipe, indo além de uma simples ação motivacional.
É necessário que se tenha um bom planejamento do Team Building a ser desenvolvido, esperando que as atividades apontem para os objetivos da empresa, consolidando-os.
Para isso, é preciso se ter claro, 3 coisas básicas:
- Quais são os seus objetivos?
- Como a empresa está acompanhando o alcance desses objetivos?
- Qual impacto esses objetivos estão tendo, especificamente?
Essa ferramenta pode ser aplicada de diferentes formas e garante resultados incríveis e aponta para qual caminho seguir.
Utilização do Team Building para alcançar suas metas
Defina sua missão – Promova a sua paixão pela sua empresa, em uma Declaração de Missão, comunicando-a de uma maneira efetiva e consistente para todos os membros da equipe.
Para isso, a Declaração de Missão deverá ser:
- Simples e clara, fácil de entender;
- Honesta e autêntica, refletindo o que seu negócio faz e as mudanças que deverá ser feita;
- Evidente, deixando-a onde todo mundo na empresa possa ver, funcionando como um lembrete diário;
- Arrojada, demonstrando a personalidade e a cultura de sua empresa.
Estabeleça propósitos – É necessário definir os objetivos financeiros e de crescimento para validar como sua equipe atingirá as suas metas.
Esses objetivos deverão ser claros e mensuráveis. De outra forma, sua equipe será incapaz de acompanhar seus progressos em relação a esses objetivos.
A principal dica de como montar um Team Building está na aposta de atividades diferenciadas para a equipe.
Como qualquer outro tipo de treinamento corporativo, requer planejamento, organização, conhecimento e de um suporte logístico sem falhas.
Portanto, certifique-se de mensurar tudo que faz, de compartilhar suas descobertas, esteja aberto a feedback da equipe, para conseguir o seu apoio.
Mas, quais as vantagens do Team Building?
- Ambiente de trabalho mais harmônico, leve e organizado;
- Definição de procedimentos, para que os membros de uma equipe tomem decisões e solucionem problemas de forma integrada;
- Conflitos atenuados;
- Criatividade e inovação;
- Autoconhecimento;
- Produtividade e engajamento;
- Desejo por desafios e conquistas;
- Desenvolvimento da empatia entre os colaboradores;
- Descoberta de talentos ocultos;
- Fortalecimento da comunicação interna.
A empresa precisa trabalhar em equipe como um todo, e o Team Building é um aliado para suscitar o trabalho em equipe.
O programa visa desenvolver habilidades individuais e em grupo, sendo um processo contínuo, que não se instala de um dia para o outro.
Esse artigo o ajudou? Comente sua experiência com o Team Building e não deixe de compartilhar o post em suas redes sociais.