Maximizando a segurança contra incêndio do porto

A mudança de operações manuais para processos conduzidos por máquinas, por meio da automação global e eletrificação de veículos, está otimizando a produtividade e a eficiência nos portos.

No entanto, também está afetando os riscos de incêndio do setor. Eles continuam a evoluir e, para acompanhar as mudanças recentes, os operadores portuários podem maximizar a segurança.

A modificação dos protocolos existentes pode incluir a avaliação dos riscos associados de quaisquer novos veículos, máquinas e processos introduzidos no local, juntamente com quaisquer riscos repentinos.

Evolução dos riscos de segurança contra incêndio nos portos

Padrões globais obrigatórios podem regular os riscos de segurança contra incêndio em evolução da indústria portuária.

  • Automação

A adoção de veículos automatizados pela indústria portuária, permitiu que as operações continuassem durante a pandemia da COVID – 19, com os trabalhadores mantendo uma distância segura uns dos outros, e também melhorou a relação custo-benefício.

Porém, com menos pessoas próximas aos veículos, está se tornando mais complexo detectar riscos de incêndio, podendo ocorrer atrasos na liberação dos agentes de supressão, pois eles dependem da comunicação do veículo com o operador.

  • Eletrificação

Com a utilização das baterias como uma fonte de combustível mais sustentável em todo o mundo, a quantidade de baterias de íons de lítio (li-ion) sendo transportadas pelos portos está crescendo.

As baterias de íons de lítio que sustentam a transição para o ‘combustível’ elétrico correm o risco de ‘fuga térmica’, levando a rápidos aumentos de temperatura, resultando em incêndio, emissões de gases tóxicos e potenciais explosões.

Pessoal treinado é garantia de resultados felizes!

A solução de combate a incêndio do seu local deve abordar riscos antigos decorrentes da proteção de veículos de combustão tradicionais, além de riscos novos e em evolução.

Portanto, considerar o local como um todo, garantirá avaliações de risco abrangentes que resultarão em uma segurança eficaz contra incêndio.

Além da solução de detecção e supressão de incêndio do seu local, há outras etapas a serem seguidas para garantir que seu local seja seguro.

Treinar o pessoal, para que saibam como usar o sistema com segurança e agir em caso de incêndio, maximizará a segurança deles e a segurança geral do seu espaço.

A prevenção é muito importante para garantirmos a proteção. Porém, nunca se esqueça: O conhecimento é tão importante quanto a prevenção. Os dois elementos aliados, é a garantia da segurança do trabalho!

NR 29: Saúde e segurança no setor portuário

As atividades realizadas devem ser avaliadas e monitoradas por um profissional da segurança do trabalho, utilizando a NR pertinente ao seu setor.

A Norma Reguladora 29 estabelece as medidas de segurança para garantir a proteção contra acidentes e doenças profissionais dos trabalhadores do setor portuário.

O objetivo da norma é regular a proteção obrigatória contra acidentes e doenças profissionais, facilitar os primeiros socorros a acidentados e alcançar as melhores condições possíveis de segurança e saúde ao pessoal envolvido, tanto a bordo como em terra.

O objetivo da NR é facilitar os primeiros socorros, promover a segurança do trabalho e proporcionar boas condições de segurança e saúde aos colaboradores.

Para trabalhar em segurança nos portos, entre em contato com nosso time especializado. Temos um projeto feito especialmente para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *