Equipamentos para mineração: alguns cuidados essenciais que todos precisam saber

Um dos grandes desafios das mineradoras, certamente é manter seus equipamentos em bom estado, afinal, por serem expostos a ambientes hostis e a um imenso estresse, operando sob poeira e água, muitas vezes em tempo integral, apresentam um índice elevado de avarias.

Assim, as empresas necessitam, mais do que nunca, adotar medidas que aumentem a produtividade nos seus processos internos, e uma delas é aumentar a vida útil de seus equipamentos, portanto, a manutenção em mineradoras é uma conduta fundamental para a longevidade dos equipamentos, a redução de custos e a segurança dos colaboradores.

Manutenção em mineradoras: conheça os desafios dessa prática

Na atividade mineradora, gerenciar a manutenção é fundamental por quatro fatores principais:

  1. Evitar que pausas não programadas prejudiquem o fluxo de trabalho;
  2. Aumentar a longevidade dos equipamentos;
  3. Minimizar quebras de máquinas;
  4. Garantir a segurança de quem opera esse maquinário.

Muitas minas operam 24 horas por dia e 7 dias por semana para alcançar o máximo de produtividade, o que significa uma alta exigência das ferramentas empregadas neste trabalho.

Os ambientes onde os equipamentos trabalham, são bastante agressivos, seja na parte externa, onde caminhões, escavadeiras e correias transportadoras trabalham debaixo de chuva e expostos à muita poeira, ou na usina, onde há britadores, peneiras vibratórias e outros equipamentos que ficam expostos a produtos químicos, contaminação por água e às vezes até mesmo pelo material extraído.

Assim, a manutenção inadequada dos equipamentos pode causar mortes por acidentes, avarias frequentes, além de desacelerar as operações da mina.

Vamos elencar algumas práticas que ajudam na manutenção dos equipamentos utilizados no beneficiamento de minérios.

5 dicas para manter os equipamentos de mineração em bom estado: a última vai lhe surpreender!

Sabemos que máquina parada é sinal de dor de cabeça e um baita prejuízo, portanto, atenção para as dicas a seguir:

  1. Mantenha as máquinas lubrificadas – Para minimizar o desgaste prematuro das peças, e não comprometer a sua eficiência e rentabilidade, o uso de lubrificantes adequados às severas condições de operação é crucial.

O plano de lubrificação detalha como e quando essa tarefa será realizada em cada equipamento do maquinário

A indústria mineradora é uma das maiores consumidoras de lubrificantes do mercado.

  1. Utilize os equipamentos em bases estáveis e niveladas – Vibrações excessivas e prejudiciais à máquina geralmente ocorrem quando a máquina está funcionando sobre uma base desnivelada e instável.

Há risco inclusive, de rupturas irreversíveis da estrutura da máquina.

3.     Foque na segurança dos trabalhadores –plano de manutenção deve ser minucioso para garantir a segurança na mineração, pois, por falhas nas máquinas ou desatenção, as lesões e fatalidades entre os trabalhadores de minas continuam gerando preocupação.

Para trabalhar com segurança, as minas precisam:

  • Manter os equipamentos em boas condições de uso;
  • Utilizar o maquinário na intensidade correta;
  • Orientar os funcionários a utilizarem os EPIs necessários em cada operação.

4.     Substitua os revestimentos no tempo certo – Na linha de produção, há tempo para tudo, inclusive para a substituição de revestimentos, portanto, não adie essa medida!

A estrutura do equipamento fica exposta a danos e traz um alto risco de quebra com desprendimento do material de desgaste, o que pode danificar seriamente a máquina. Sem contar a interrupção da produção, um dos maiores “fantasmas” em uma mineradora.

5.     Leia e compartilhe o Manual de instruções – É de extrema importância ler o manual de instruções antes de operar qualquer equipamento, ainda mais se tratando de uma máquina para mineração. Itens como segurança e boas práticas de operação estão contidos nele, assim como detalhes de manutenção.

O equipamento sempre vai acompanhado de um manual de instruções, que relaciona, entre outros, os itens citados nesse texto. Leia-o regularmente e compartilhe as informações com o restante de sua equipe.

Dica bônus: Utilize a tecnologia a seu favor. Aplicativos no celular ou notebook também ajudam a mapear prazos para realização de manutenção de forma preventiva.

Seguindo de forma correta o plano de manutenção, atentando para as particularidades de cada equipamento e escolhendo bem seus parceiros comerciais, as mineradoras irão garantir maior qualidade em seus produtos, maior produtividade e melhor posicionamento competitivo no mercado.

E você, como cuida de seus equipamentos? Conte pra gente e não deixe de compartilhar essa publicação em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *