5 dicas importantes para a prevenção de incêndio

Ter um bom projeto de extinção é prioridade de toda empresa preocupada com a vida das suas equipes e com a integridade do seu patrimônio!

O ambiente seguro é aquele que se atenta, principalmente, à prevenção de incêndio. A partir daí, quais seriam então as principais medidas e pontos de atenção para evitar acidentes com fogo? Como os colaboradores devem agir nesses casos? 

Continue a leitura e confira algumas dicas importantes para a prevenção de incêndio

 

1. A importância de uma CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um grupo formado pelos próprios colaboradores da empresa, com o objetivo de zelar pela segurança no trabalho. Sua atuação também é muito importante na prevenção aos acidentes com fogo.

Dentre suas principais atribuições estão:

  • Dar suporte na investigação dos acidentes ocorridos na empresa.
  • Sugerir medidas preventivas contra acidentes.
  • Atuar para neutralizar riscos de sinistros.
  • Colaborar na elaboração de materiais e campanhas preventivas.
  • Propor e promover cursos, treinamentos e eventos sobre prevenção de acidentes de trabalho.

 

2. Cuide constantemente da manutenção das instalações elétricas

Zelar pelas boas condições das instalações elétricas é uma medida simples, de custo baixo e que pode evitar enormes prejuízos.

Observe regularmente se as instalações apresentam fios desencapados, amassados, sem o devido isolamento ou em más condições de funcionamento. Não sobrecarregue tomadas e evite o uso de benjamins. Não instale tomadas próximo a locais com água e, em caso de disjuntores que desarmam com frequência, chame imediatamente um especialista para avaliação.

 

3. Atenção ao armazenamento de produtos inflamáveis

Se sua empresa maneja líquidos inflamáveis e/ou combustíveis, bem como gases liquefeitos de petróleo (GLPs) ou outro tipo de gás inflamável, é preciso proceder o armazenamento de acordo com normativas como a NR-20. Ela indica as regras, formas corretas de acondicionamento e transporte dessas substâncias, com o objetivo principal de prevenção de incêndio.

 

4. Mantenha acessos e corredores desobstruídos

Essa medida é importante em casos de necessidade de evacuação imediata. Isso garante que as pessoas possam ter saída imediata do ambiente e ainda que equipes de socorro tenham acesso facilitado. Portanto, corredores, escadas e passagens de emergência devem ter trânsito livre e facilitado.

A sinalização do espaço também deve ser clara e estar em boas condições de identificação, indicando as saídas e pontos de encontro. Ambientes ventilados e limpos evitam o acúmulo de resíduos que podem vir a aumentar o fogo.

Essas precauções são muito importantes para a prevenção de incêndio e não podem ser negligenciadas por parecerem simples. Contudo, em momentos de pânico, a orientação clara e rápida, assim como a evacuação imediata são imprescindíveis e podem salvar vidas.

 

5. Conheça e respeite a NR-23 

A NR-23 é uma norma brasileira criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. É ela quem estabelece as normativas e procedimentos adequados para a prevenção de incêndio. Seu objetivo é garantir a segurança das pessoas, a prevenção do patrimônio e prevenção de danos.

A NR-23 determina que as normativas sejam cumpridas principalmente em empresas, escolas, hospitais, universidades e estabelecimentos em geral. A norma regula desde os tipos de sistema de supressão de incêndio necessários, passando por sinalização, equipamentos e treinamentos adequados até o tipo de extintor necessário a cada segmento e suas especificidades.

 

Há ainda outras formas de prevenção de incêndio; porém, cada atividade e ambiente têm suas especificidades. Precisa de um projeto completo de supressão de incêndio para sua indústria? Entre em contato com a gente e conheça nossas soluções! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *