Mineração 4.0: o que não lhe contaram sobre os avanços tecnológicos no setor

A mineração 4.0 tem se tornado um segmento indispensável ao redor do mundo.

Através de recursos tecnológicos, o setor mineral vem promovendo a automação e otimização de processos, análise de dados, redução de custos, controle, customização operacional, dentre outros.

Mas como isso acontece? Vamos descobrir juntos?

O que é a Mineração 4.0

O conceito de Mineração 4.0, deriva da aplicação das ferramentas da Indústria 4.0 no setor de Mineração, utilizando como base, tecnologia e segurança, com foco no aumento de produtividade a partir da gestão dos processos, de modo automatizado.

A chamada Quarta Revolução Industrial tem como referência o conceito alemão Industrie 4.0, através da tecnologia avançada, que contribui para conferir mais estabilidade e controle ao processo operacional e ao ciclo de produção, promovendo integração tecnológica entre dispositivos e operadores.

Esse novo modelo de mineração, com foco no uso de tecnologias disruptivas, tem transformado o processo operacional e tornado o trabalho mais seguro para todos os profissionais envolvidos, pois o setor conta com o que há de mais inovador para realizar as atividades do dia a dia.

O setor mineral é um dos carros-chefes da economia brasileira, e a Mineração 4.0 possibilitou o aumento de sua produtividade e competitividade.

Grandes empresas que atuam na área têm aderido à essa realidade.

Mas, como chegamos até aqui?

O mundo passou por grandes transformações desde os primórdios, porém, o grande “boom” se deu com a primeira Revolução Industrial, com a chegada das máquinas a vapor, que aumentaram nossa força de trabalho.

A segunda Revolução Industrial automatizou a produção em massa, enquanto que a terceira, intensificou digitalmente nossa eficiência.

Agora, estamos na quarta Revolução Industrial, quando utilizamos sistemas cada vez mais inteligentes.

A mineração acompanhou todo esse processo e se intensificou da seguinte maneira:

primeira revolução na mineração iniciou-se com a mecanização, ou seja, utilização de brocas hidráulicas e motores a vapor.

segunda, com a utilização da eletricidade, permitindo assim que as mineradoras tivessem acesso a melhores equipamentos.

terceira, com a eletrônica e a automação, com vários robôs sendo utilizados para realização de trabalhos perigosos e também para içamento de materiais pesados.

A chamada Quarta Revolução Industrial, que promoveu a Mineração 4.0, tem possibilitado às mineradoras, recursos tecnológicos que promovem a automação e otimização de processos, análise de dados, redução de custos, controle e customização operacional, dentre outras, utilizando a IoT (Internet das Coisas).

5 inovações tecnológicas aplicadas na Mineração 4.0 que você desconhecia

Sistemas de controle de produção para mineração – Desde o desenvolvimento de softwares específicos de controle de produção a aplicativos de checklists para gerenciamento de tarefas, as startups buscam inovar e encontrar soluções que facilitem o dia-a-dia dentro das mineradoras e garantir aumento da sua produtividade.

Drones – O uso de drones na mineração permite a execução de diversas atividades como, mapeamento e cubagem de pilhas, mapeamento de alvos de exploração, gerenciamento e inspeção de áreas, entre outras aplicações.

Soluções de IoT – A tão mencionada “Internet das Coisas” é imprescindível. Ou seja, é preciso que o mercado de mineração invista na conexão de objetos à Internet, em nome de processos mais operacionais e da geração constante de dados integrados, que estarão sempre abastecendo mecanismos de análise. Algo bastante relacionado, também, às tecnologias de sensoriamento.

Caminhões autônomos – Utilização de caminhões autônomos, que é controlado por sistemas de computador, GPS, radares e inteligência artificial, movimentando-se de forma eficiente, entre a frente de lavra e a área de descarga.

“O uso deste tipo de tecnologia é crescente no mercado mundial, não só na área de mineração. A utilização de equipamento autônomos vai trazer ganhos de produtividade e competitividade para a Vale e a indústria brasileira”, afirmou o diretor de Planejamento e Desenvolvimento de Ferrosos da Vale, Luciano Cavalli.

Sistemas de monitoramento de barragens – A tecnologia empregada utiliza sensores integrados a softwares de video analytics, em que algoritmos analisam dados, projetam eventuais problemas e disparam alertas preventivos para equipes técnicas de acompanhamento que trabalham de forma ininterrupta.

Podemos concluir que a tecnologia vem para somar resultados positivos à rotina dos mineiros. A interação entre eles e as máquinas, além de garantir um trabalho mais eficiente e seguro, faz com que haja um aumento de produtividade.

E aí, curtiu o post? Deixe seu comentário e compartilhe a publicação nas redes sociais para que mais pessoas tomem conhecimento dessa grande revolução no setor mineral!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *