A importância de sistemas de supressão de fogo que todos precisam saber

Desde a pré-história, com a descoberta do fogo, o homem se utiliza dele em benefício próprio, mas quando perde o controle e suas chamas ganham volume e mais espaço do que o pretendido, a coisa muda de figura e tudo pode acontecer.

Os incêndios podem gerar imensos prejuízos e vidas podem ser ceifadas, pois as providências para o seu combate, são muito arriscadas para pessoas despreparadas.

Portanto, o melhor a se fazer é impedir que eles se iniciem e se instaurem, daí a necessidade de sistemas que impeçam o sinistro.

O objetivo dos sistemas de detecção e supressão de incêndio é de se certificarem que os responsáveis sejam notificados nos estágios iniciais por meio de calor, fumaça e outros sinais de alerta.

Eles estão ligados a um sistema de alarme que irá alertá-lo quando o incêndio for detectado e iniciar as etapas de ação para suprimir o incêndio.

4 vantagens de se utilizar sistemas de supressão de incêndio automatizados em seus equipamentos

Com uma atuação autônoma, os sistemas liberarão a aplicação de uma substância para deter o incêndio, após receber um sinal de alerta, não havendo dependência da ação e do acionamento de mãos humanas.

Vamos às principais vantagens:

  • Sustentabilidade – Os agentes químicos de um sistema de supressão de incêndio de qualidade, preza pelo meio ambiente e são biodegradáveis, portanto, não apresentam riscos à saúde, nem ao meio ambiente.
  • Simplicidade – O sistema de supressão de incêndio atua automaticamente, alguns segundos após a detecção do princípio de incêndio, apagando-o imediatamente. O distribuidor deverá fornecer treinamento e suporte à equipe responsável pelos equipamentos onde serão instalados os sistemas.
  • Menor custo de manutenção – Tempo é dinheiro e sendo assim, o sistema supervisiona seu equipamento de forma ininterrupta evitando paradas e, consequentemente, a dispensa dos técnicos em caso de incêndio, gerando um menor custo de manutenção.

A manutenção preventiva de um sistema de supressão de incêndio é feita a cada três meses, evitando gastos desnecessários.

  • Tempo de atuação – Uma ação rápida contra incêndios salva vidas. Portanto, ter um sistema de qualidade irá tranquilizar o operador e demais colaboradores em suas instalações, uma vez que o sistema tem atuação automática e imediata.

Conclusão

Quanto custa um equipamento parado? Incêndios em equipamentos móveis ocorrem com frequência e se propagam muito rapidamente, sendo difíceis de extinguir manualmente.

Um sistema de extinção corretamente dimensionado, oferece proteção rápida e eficaz, evitando e limitando maiores desastres e acidentes.

Consulte nossos especialistas e saiba mais sobre nosso sistema de supressão de incêndios para equipamentos móveis.

Estamos à sua disposição! Chega junto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *