Canteiro de obras: 5 cuidados essenciais que ainda não lhe contaram

Se você é daquelas pessoas que se preocupam com todos os detalhes que fazem a diferença no planejamento de obras, parabéns, está no caminho certo!

Afinal, todas as atividades referentes à segurança no canteiro de obras são de extrema importância para um projeto de construção, independentemente da dimensão da obra e até do número de profissionais envolvidos.

Uma gestão eficaz garante não só o aumento de produtividade, mas também entregas de maior qualidade, redução no volume de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais, segurança de aprovações legais e economia de recursos.

Mas, como otimizar sua gestão e garantir a melhor segurança possível no canteiro de obras?

A construção civil é considerada o quinto setor com mais casos de acidentes de trabalho no Brasil, de acordo com levantamento. Em números, cerca de 450 profissionais perdem a vida ao ano por falhas ou falta de segurança adequada em canteiros de obras.

Assim, tão importante quanto projetar, orçar e planejar a construção de um empreendimento, cuidar da integridade física de todos os profissionais que forem atuar e garantir a segurança no canteiro de obras, é vital.

Confira aqui, 5 cuidados para começar a melhorar já a segurança no canteiro de obras

São muitos os desafios: projetos, regras, leis, contratempos, obstáculos e principalmente, o bem-estar da equipe.

Mas nada é mais importante que a prevenção, utilizando medidas eficazes no combate aos transtornos causados pela negligência. Vem com a gente, temos 5 dicas para dividir com você!

1.   Planeje o seu canteiro de obras – Considere o canteiro como parte das atividades de planejamento e controle de obras, lembrando que é lá que são armazenados materiais a serem usados e onde os serviços são executados. Reserve um espaço para montar a área administrativa e as outras áreas de vivência, levando em consideração o número de pessoas que participam do projeto.

2.   Garanta o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) no canteiro de obras – Os equipamentos de segurança, tanto pessoais quanto do grupo, são equipamentos obrigatórios em um canteiro de obras.

Cabe à construtora fornecer gratuitamente todos os EPIs e EPCs para a equipe, e ao gestor, orientar e treinar os funcionários quanto ao uso, cuidados e armazenamento.

Por isso, ao fechar um projeto com o cliente, inclua em seus materiais, acessórios que garantam mais segurança em suas atividades.

3.     Cuide do bem-estar e segurança dos trabalhadores – De acordo com a NR 18, da Consolidação das Leis Trabalhistas, toda obra deve prever cuidados necessários para garantir o bem-estar e a segurança dos trabalhadores.

Alojamentos, ambulatório, escritório de administração de obra, garagem para bicicletas, instalação sanitária, refeitório e vestiário são alguns deles.

4.     Trabalhe com a prevenção – Melhor do que esperar por algum problema para a tomada de providências, é prevenir que a segurança no canteiro de obras seja ameaçada pela falta de um planejamento.

Estudar falhas e riscos passíveis de ocorrer é uma forma inteligente de prevenção, e para isso, conte com ferramentas que avaliem os perigos de operabilidade em um processo de trabalho.

Essa prática, bastante utilizada na indústria da construção civil, tem influência direta na segurança dos trabalhadores.

5.     Conte com a tecnologia – Adote o que a tecnologia oferece de melhor para fazer a gestão de tudo o que acontece no canteiro de obras.

Um sistema informatizado garante alto grau de segurança, uma vez que o gestor consegue monitorar a qualquer momento, as reuniões efetuadas, as entregas e as baixas de EPIs e EPCs, a realização e a validade dos treinamentos por colaborador ou equipes, além de manter um histórico da documentação trabalhista pela integridade dos colaboradores e da empresa.

Concluindo, o que temos para dizer é que “não existe receita perfeita”, mas cuidados devem ser tomados para garantir a integridade da obra e de seus colaboradores.

Algumas estratégias devem ser adaptadas, enquanto outras se enquadram bem em qualquer situação.

E você, como está cuidando da segurança no canteiro de obras? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *