Suécia: 15 curiosidades encantadoras do país de origem da Dafo que você precisa conhecer

Vamos fazer uma pausa e pensar em coisas realmente que nos trazem bem-estar? Vamos lá…. feche os olhos e pense em um lugar que prioriza as pessoas, oferece recursos sociais para que elas se sintam confortáveis e acolhidas, promove oportunidades às empresas para se instalarem e criarem marcas de bens de consumo cujas robustez, confiabilidade e discrição sejam suas principais características.

Pense numa paisagem deslumbrante, intocada, respeitada por seus habitantes, onde apenas 1% do lixo vai parar em aterros sanitários, enquanto 52% é usado para geração de energia e 47% é reciclado.

Pense em um governo que preza pela educação e investe lindamente nesse setor, e os alunos, ao invés de parem, recebem para ir à escola.

Sim, esse lugar existe e se localiza ao norte da Europa, coberto por florestas de abetos, pinheiros e bétulas, com muitas frutas silvestres e cogumelos crescendo por lá.

Estamos falando da Suécia, país de origem da Dafo. Não parece mesmo deslumbrante?

Vamos conhecer 10 curiosidades que fazem dessa nação um lugar que qualquer um gostaria de conhecer ou quem sabe, até morar.

Um breve relato sobre o país

A Suécia (em sueco: Sverige) é um país independente, localizado ao norte da Europa, com um território um pouco maior que os estados de São Paulo e Paraná associados.

Sua capital é Estocolmo e durante o século XVII, a Suécia foi um dos países mais poderosos do continente. Atualmente, é uma nação rica e pacífica.

A Suécia é o maior país da Escandinávia, região que inclui também a Noruega e a Dinamarca.

De modo geral, o clima é moderado, com verões frescos e invernos frios. O norte, no entanto, tem invernos gelados e muito escuros; nessa região, chega a nevar oito meses por ano.

15 curiosidades sobre a Suécia que farão você querer ir até lá

O destino é definitivamente extraordinário, e certamente irá deixá-lo encantado, tamanha a sua variedade de atrações. Por ser um lugar de características bem peculiares, alguns detalhes muito interessantes da cultura sueca causam uma certa estranheza nas pessoas que não vivem por lá.

Vamos a algumas:

  1. Cerca de 89% das pessoas na Suécia falam inglês, apesar do idioma oficial ser o sueco;
  2. A Suécia tem uma das maiores expectativas de vida do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde: 83 anos para as mulheres e 80.7 anos para os homens;
  3. Mães e pais têm direito a 480 dias de licença parental paga, sendo que 60 dias são reservados exclusivamente para o pai;
  4. O governo sueco paga aos estudantes do ensino médio até 187 dólares por mês para eles frequentarem a escola;
  5. O leite de rena é consumido em algumas partes da Suécia e supostamente tem um sabor doce e uma consistência que lembra sorvete derretido;
  6. O Aquavit é um licor com cerca de 40% de álcool que é altamente apreciado na Suécia e em toda a Escandinávia. Seu nome vem do latim aqua vitae, que significa “água da vida”;
  7. Por lá, acontece o sol da meia-noite, que pode ser observado em regiões nórdicas, quando o sol fica visível por 24 horas do dia, em datas que ficam bem próximas ao verão;
  8. Outro fenômeno natural da Suécia é a Aurora Boreal, provocado por partículas do sol que entram em contato com a atmosfera do planeta Terra, resultando em luzes coloridas no céu;
  9. Existem feriados para celebrar a comida no país! No dia 25 de março, por exemplo, é dia de comer waffle.no dia 8 de outubro é comemorado o dia do bolinho de canela, o dia do açafrão, em 13 de dezembro, e 45 dias antes da páscoa, o país celebra o dia de comer o bolinho semla, feito com cardamomo e massa de amêndoas, com um recheio generoso de chantilly.
  10. A honestidade e a sinceridades estão acima de tudo para os habitantes do país. É melhor admitirqualquer infração que se tenha cometido de imediato, o que possibilita o perdão do ato.
  11. É costume pagar qualquer coisa no país usando cartão. Alguns estabelecimentos não aceitamdinheiro em espécie, que só é usado em máquinas automáticas especiais.
  12. últimopãozinho, sanduíche, pedaço de bolo ou biscoito deve ficar na mesa, pois os suecos acreditam que ninguém deve se considerar tão merecedor de ter o último pedaço.
  13. Mesmo se estiver em uma discussão acalorada, não aumente seu tom de voz ou, grite. Se o fizer, o sueco pode pensar que você está com ódio dele.
  14. É costume deixar os sapatos na porta. Andar pela casa com o calçado é uma violação grave das regras domésticas.
  15. A rainha da Suécia se chama Silvia e fala português muito bem. Ela não nasceu do Brasil, mas a mãe dela é de São Paulo, lugar onde Silvia passou boa parte da infância.

E tem muito mais para aprender com esse país fantástico, que preza pela paz, bem-estar social, educação, meio ambiente e pela beleza.

Vale a pena conhecer!

E você, se interessou pela Suécia ou já esteve lá? Conte para a gente, vamos adorar ouvir sua experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *