Para que um incêndio aconteça, é preciso que uma série de elementos estejam presentes e que desencadeamentos de ações aconteçam. Estes componentes e ações são conhecidos como tetraedro do fogo: combustão, comburente, calor de ignição e reação em cadeia.
O fogo descontrolado pode acontecer a partir de diversas causas. Uma delas, bastante comum, está relacionada ao sistema elétrico de maquinários.
Siga a leitura e veja como uma pane elétrica pode levar ao incêndio em máquinas pesadas:
Por que a pane elétrica pode causar incêndio?
O sistema elétrico de máquinas e veículos pesados geralmente é composto por:
- Bateria: o dispositivo que armazena a energia e a fornece para a partida do motor.
- Alternador: transforma a energia mecânica (gerada na combustão) em elétrica.
- Consumidores: todos os componentes que demandam energia para seu funcionamento.
- Chicotes elétricos: condutores de energia.
Máquinas que atuam na construção civil, agricultura, mineração, indústria florestal ou mesmo geradores, ônibus e caminhões estão sujeitos a operar em condições severas. Tempo prolongado de funcionamento, superaquecimento ou ambientes extremos são algumas das circunstâncias que geram desgaste nos componentes e levam à falhas e pane elétrica.
Como exemplo, fios desgastados ou instalados incorretamente podem gerar fagulhas que, por sua vez, podem ser o gatilho para um incêndio.
Pane elétrica por instalações inadequadas
A primeira providência ao se fazer uma nova instalação elétrica ou reparo na sua máquina: contrate profissionais com expertise e confiança. Colocar seu patrimônio nas mãos de quem não entende do assunto é arriscado e pode comprometer sua produção, sua máquina, sem mencionar a segurança do operador.
Também é fundamental usar componentes e peças adequadas à sua aplicabilidade.
Falta de manutenção
Assim como o cuidado com a instalação ou reparo, é fundamental cuidar da manutenção dos componentes eletrônicos do maquinário.
Ela vai permitir a identificação de fios e cabos desgastados ou outros componentes que necessitem de troca. Isso permite a verificação do estágio de sua vida útil, se há presença de alguma sobrecarga e possibilita a atuação antes da máquina apresentar problemas.
Uma medida simples, preventiva e de baixo custo, perto do risco de prejuízos que uma pane elétrica pode causar.
Algumas observações para evitar a pane elétrica
Veja alguns dos componentes de um sistema elétrico que merecem atenção constante e quais os cuidados necessários:
1. Bateria
A bateria precisa de limpeza periódica no suporte, terminais de cabos e pólos, devido à possíveis oxidações e formação de zinabre. A presença de oxidação pode vir a desgastar a fiação.
Ao fazer a limpeza dos terminais da bateria, desconecte primeiro o cabo negativo. Isso a isola eletricamente e elimina riscos de faíscas e explosões.
2. Chicotes elétricos
Os cabos elétricos que compõem o chicote também estão sujeitos a danos e necessitam de manutenção preventiva periódica. As principais causas são:
- Cabos desconectados;
- excesso de contato entre diferentes tipos de fios;
- rompimento interno;
- mau contato;
- problemas internos em cabos transmissores;
- problemas eletromagnéticos.
3. Alternador
Caso o alternador não esteja funcionando corretamente, pode causar a sobrecarga de todo o sistema elétrico. É uma peça simples, mas composta de diversos componentes que demandam verificação constante: carcaça, estator, rotor, anéis coletores, escovas, regulador de tensão, polia e ventoinha de refrigeração.
A parte elétrica de um veículo ou máquina é de fundamental importância para seu bom funcionamento. Para além de representar o sistema que os coloca em movimento, seu mau funcionamento pode causar uma pane elétrica, desencadear incêndios e diversos tipos de prejuízos. Há outros fatores que podem ser responsáveis por incêndio em máquinas, saiba mais clicando aqui.
Você cuida corretamente da manutenção e prevenção das suas máquinas e veículos? Conte pra gente nos comentários!