5 falhas comuns na prevenção de incêndio em máquinas pesadas

Basta uma rápida pesquisa na internet por “incêndios com máquinas pesadas” para ter uma noção dos inúmeros casos de incêndio nesse tipo de equipamento. Não é difícil imaginar que a maior parte delas não contava com sistemas de supressão de incêndio!

Máquinas que operam nos setores de mineração, florestal, construção civil, portuário, industrial e agropecuário normalmente são expostas a condições extremas. Além disso, atuam em ambientes que envolvem uma grande diversidade de riscos. Sendo equipamentos de alto valor e responsáveis diretos pela produção, não é difícil imaginar o tamanho do prejuízo que um incêndio pode causar.

Cada tipo de máquina e de ambiente têm suas especificidades operacionais; contudo, expõem-se ao risco de incêndio por falharem em pontos comuns. Continue a leitura e veja as 5 falhas mais comuns na prevenção de incêndio em máquinas pesadas:

1. Não cuidar da manutenção

Uma medida simples, de baixo custo e que pode, além de evitar incêndios, aumentar a vida útil dos equipamentos e garantir uma operação mais eficiente e econômica.

Na manutenção, problemas como vazamento de combustível ou óleo, fiação elétrica danificada e sistemas de exaustão são facilmente detectados antes de virem a causar acidentes.

 

2. Deixar acúmulo de resíduos nos equipamentos

O acúmulo de resíduos é muito comum, principalmente nas máquinas pesadas que atuam nos setores agropecuários e florestais. Elas são bastante propensas ao depósito de folhas, palha e serragem.

Os materiais acumulados nas partes quentes do veículo (como motor e sistemas de exaustão) podem causar superaquecimento e iniciar fogo por meio de qualquer faísca.

 

3. Abastecer sem as devidas precauções

O abastecimento deve ser feito sempre com o motor desligado. O combustível é altamente inflamável, exalando gases que, em contato com algum tipo de fogo ou faísca, apresenta severos riscos de incêndios e explosões.

 

4. Sobrecarga em máquinas pesadas

A sobrecarga é um dos grandes problemas encontrados nas operações com máquinas pesadas. Além de causar um maior consumo de combustível, a sobrecarga pode proporcionar grandes desgastes nos componentes, como freios, pneus, e componentes hidráulicos.

Esses desgastes muitas vezes podem causar sérios acidentes, sendo um deles (e o mais grave) um princípio de incêndio. Em casos, por exemplo, onde há uma sobrecarga no sistema hidráulico da máquina, esta operação indevida pode gerar a ruptura de mangueiras e expelir óleo nas partes quentes das máquinas, começando assim um incêndio.

 

5. Usar equipamentos inapropriados

Uma das práticas mais comuns e, ao mesmo tempo, contraditórias: investir alto num equipamento e não adquirir um sistema de supressão de incêndio adequado.

Muitas vezes o investimento no sistema de supressão apropriado corresponde a cerca de 1 a 5% do valor da compra da máquina. Ou seja: a proteção representa a preservação integral do veículo, com um investimento proporcionalmente baixo em relação ao valor do bem.

Infelizmente, vê-se muitos casos nos quais simplesmente colocam-se extintores comuns, com instalações improvisadas, que não têm a menor eficácia no combate a um incêndio. Como resultado, coloca-se a vida dos operadores em risco, além de sujeitar à perda da máquina e de toda a sua produção.

Abaixo encontram-se alguns dos órgãos e normas internacionais que regulamentam os chamados sistemas de supressão de incêndios:

  • Associações Globais: UNECE, NFPA
  • Certificações / Aprovações:
    • EUA, Canadá: UL, FM
    • México, América Central, Caribe e América do Sul: UL, FM e SBF127:16
    • Austrália: AS 5062
    • Europa: SBF127: 16, SBF 128: 2, SPCR 183, ECE R107.
    • Países da Rússia e C.I.S: N 123-F3
    • Israel: IS 6278
    • Emirados Árabes Unidos: Defesa Civil

O incêndio acontece onde a prevenção falha. Felizmente, hoje já existe tecnologia eficaz e acessível para proteção e combate ao incêndio em máquinas pesadas. Atualmente, existe uma intensa pesquisa nesta área de prevenção de incêndios em máquinas pesadas e veículos.  Basta procurar empresas com expertise e produtos certificados, capazes de proteger a vida e o patrimônio.

 

Conhece mais práticas negativas que podem colocar vidas em risco? Compartilhe suas experiências conosco, deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *