O mercado de veículos elétricos (Battery Electric Vehicle – BEV) já é uma realidade no Brasil e no mundo. A busca por veículos de energia limpa, silencioso e sustentável pode ser uma solução futura para a descarbonização e preservação do meio ambiente.
Assim, os BEVs vieram para ficar!
Todas as ações do futuro são direcionadas a construir uma nova perspectiva de futuro para a mineração brasileira e uma transição do setor para um cenário ainda mais produtivo.
A mineração brasileira foi o primeiro setor industrial do país a assumir o compromisso com a agenda ESG, que reúne práticas em relação ao meio ambiente, à responsabilidade social e à governança.
Mineradoras avançam com eletrificação de frotas de veículos
As grandes mineradoras brasileiras estão apostando em caminhões e locomotivas elétricas como parte de esforços para reduzir as emissões de gases do efeito estufa de suas atividades.
“Dois motivos justificam o uso crescente de caminhões e locomotivas elétricas pelas mineradoras. O primeiro está ligado a aspectos ESG, com a redução das emissões por parte das empresas, enquanto o segundo deles é que, com o avanço tecnológico na produção de veículos elétricos, combinado com o aumento do preço dos combustíveis fósseis, a mudança também faz sentido do ponto de vista financeiro para as empresas”, avaliou Adalberto Maluf, presidente da associação local de veículos elétricos ABVE.
Como exemplo, podemos citar a mineradora Vale, que anunciou o início dos testes com dois caminhões fora de movidos a bateria, nas minas de Água Limpa, em Minas Gerais, e de Sorowako, na Indonésia, primeiros a serem utilizados por uma mineradora global.
A empresa recebeu também, sua segunda locomotiva 100% elétrica e movida a bateria, que vai operar inicialmente, no pátio de manobras do terminal de Ponta da Madeira, na cidade de São Luis, Maranhão.
Novas tecnologias, novos riscos de incêndio!
A mudança global da mineração para os veículos elétricos, traz alguns novos riscos de incêndio. No entanto, existem ações importantes que os operadores de veículos podem tomar para mitigar esses problemas e garantir a máxima segurança e o mínimo de tempo de inatividade.
Existem algumas questões importantes a serem consideradas ao introduzir BEVs em suas operações de mineração, incluindo:
- Entender a química da bateria dos BEVs e as técnicas de supressão de incêndio relacionadas;
- Treinamento para que as equipes de manutenção da mina fiquem cientes da química da bateria;
- Utilizar sistema adequado de detecção e supressão de incêndio nos BEVs, de acordo com a química de sua bateria;
- Qualificar o operador para reagir adequadamente, caso ocorra um incêndio.
Sistemas eficazes de supressão de incêndio podem ser incorporados ao processo de fabricação, garantindo que os BEVs sejam protegidos e os regulamentos relevantes do local sejam atendidos desde o início.
Conclusão
O setor de mineração sempre foi visto como um inimigo voraz das questões ambientais.
Porém, os esforços das mineradoras para reduzir as emissões de gases do efeito estufa estão começando a ganhar reconhecimento, porque elas estabeleceram metas de neutralidade de carbono até 2050, e o planeta agradece!
E aí, se interessou pela matéria? Deixe seu comentário e compartilhe-a em suas redes sociais