Localizada em Canaã dos Carajás, centro-sul do Estado do Pará, Sossego é uma mina de cobre explorada pela empresa Vale. O que antes parecia um fim de mundo, não é mais.
A província ganhou importância econômica ainda maior, diante da decisão de explorar, com a abertura de minas, um cinturão de depósitos de cobre com ouro associado.
A operação iniciou sua produção em 2004, se tornando a primeira mina de cobre da Vale.
A unidade reutiliza 99% de toda a água empregada no seu processo de produção, o que representa uma economia anual de 900 mil metros cúbicos de água, que daria para abastecer uma cidade de 25 mil habitantes por seis meses.
Os depósitos de cobre da Província Mineral de Carajás podem ser considerados de médio e grande porte e de classe mundial.
Canaã dos Carajás: a Terra Prometida
O município de Canaã dos Carajás nasceu a partir de um assentamento agrícola.
O Projeto de Assentamento Carajás, localizado na região sudeste do Pará, foi implantado em 1982, com o objetivo de diminuir os conflitos pela posse da terra na região, principalmente na área conhecida como Bico do Papagaio.
Ao longo de três anos, mais de 1.500 famílias foram assentadas na área, que ficou conhecida, então, como Centro de Desenvolvimento Regional – Cedere.
Em outubro de 1994, por meio da Lei Estadual 5.860, o Cedere virou o município de Canaã dos Carajás.
O nome tem origem bíblica e faz referência à terra prometida por Deus ao seu povo.
Com a descoberta de jazidas minerais de cobre, níquel e ferro no município, Canaã dos Carajás começou a receber trabalhadores para implantação de minas e usinas de beneficiamento e processamento do minério.
A Vale vem investindo em obras de infraestrutura e ações para o desenvolvimento econômico e social do município, gerando benefícios para a comunidade em áreas como saúde, educação, esporte, cultura, segurança pública, entre outras.
Mas, qual a importância do cobre?
O Cobre é conhecido pela humanidade desde o Período Neolítico, onde era usado na produção de instrumentos de trabalho, ferramentas, armas e utensílios.
Suas propriedades são amplamente conhecidas e incluem: ótima condutividade elétrica e térmica, ação antimicrobiana, durabilidade, resistência à corrosão e material altamente reciclável.
Assim, além de muito usado nos setores elétrico e da construção civil, responsáveis por 60% do consumo mundial de cobre, o metal tem diversas aplicações em componentes de bens de consumo, de máquinas, equipamentos e de meios de transporte.
Mas você sabia que o cobre, enquanto micronutriente encontrado em alguns alimentos, é vital para a saúde humana e parte importante da nossa dieta?
Ele ajuda na formação de algumas células sanguíneas, hormônios e enzimas antioxidantes e ainda ajuda a regular a quantidade de ferro no organismo e na formação de tecidos conjuntivos.
Conclusão
A inauguração do Sossego é um marco histórico para os negócios de minerais não ferrosos, sendo a primeira de uma série de novas plataformas de geração de caixa e criação de valor para seus acionistas.
Ao mesmo tempo, o Sossego foi o começo da transição do Brasil de importador para exportador líquido de cobre e fonte adicional de novos empregos.
Durante a construção deu emprego a 5.000 trabalhadores e sua operação criou aproximadamente 520 postos de trabalho.
Não é exagero concluir que o cobre contribui para o mundo que conhecemos hoje, pois suas propriedades de condução de calor e de energia, aliados aos benefícios para a saúde, superam as de qualquer metal conhecido.
Esse artigo foi útil? Compartilhe-o em suas redes sociais e comente sua impressão por aqui.